HISTÓRIA

O Sindicato dos Empregados Vendedores, Viajantes e Pracistas do Comércio no Estado do Rio de Janeiro, também conhecido como VENRIO, foi fundado em 12/12/1933 com a denominação de Sindicato dos Vendedores Pracistas do Rio de Janeiro.

Nosso primeiro presidente foi o Miguel Picanço Filho, que ficou no cargo até 07/12/1935. Com a saída de Miguel, Manoel Sobral Moraes tomou posse do cargo ficando responsável pelo Sindicato até 07/12/1938, quando Paulo Baeta Moraes assumiu a presidência.

Posteriormente tivemos como presidente Odilon Furtado de Oliveira Braga, que iniciou seu mandato em 08/12/1944 sendo eleito por unanimidade. Odilon se reuniu com os Sindicatos de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul fundando então a Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio (hoje Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos). A reunião de fundação aconteceu no dia 17/11/1952 na Rua 13 de maio 44, 9º andar, sala 901, onde era localizada a sede do Sindicato dos Vendedores do estado do Rio de Janeiro. Com este acontecimento ele se tornou patrono de nossa Federação e o Sindicato recebeu o diploma de sócio-fundador com matrícula número 1.

Em junho de 1957 o deputado federal Fernando Ferrari do Rio Grande do Sul implementou a lei 3.207 que regulamenta as atividades dos Empregados Vendedores, Viajantes e Pracistas.

Em 08/12/1953 tivemos novamente como presidente Manoel Sobral Moraes que ficou no cargo até 07/12/1956. Após Manoel tivemos outros presidentes como Arnaldo Crespo de Vasconcellos (de 08/12/1956 à 07/12/1961), Norivaldo Dantas de Mendonça (de 08/12/1961 à 07/12/1962) e Walter Augusto de Oliveira (de 08/12/1962 à 07/12/1976). Durante o mandato de Walter a sede do Sindicato mudou para um lugar com melhores instalações, localizada na Av. Presidente Vargas, onde funciona até os dias de hoje.

O presidente que veio após Walter foi Arnaldo Ferreira Lopes em 08/12/1976. Dentre os planos de Arnaldo estava a aquisição de uma Sede Campestre visando dar mais lazer aos associados. A sede foi comprada em 22/02/1979, com localização em Santo Aleixo (no município de Magé).

Em 18/12/1995 José Soares de Souza Filho tomou posse da presidência e está dando continuidade aos trabalhos realizados por presidentes anteriores. Em seu mandato José Soares já informatizou todo o Sindicato além de realizar várias obras em toda a sede social do Rio de janeiro e Niterói. Além disso reformou toda a Sede Campestre e fez melhorias em infra-estrutura como colocação de telefones e informatização do local.